PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO

“…do interior dos homens é que saem os maus pensamentos …” (Marcos 7, 21

Do coração dos homens vem a maldade que ensombra a vida; que arrasta para a miséria; que produz a violência e a morte; que alimenta as vinganças, os ódios e as divisões. Cuidar do coração… Limpar o coração… Iluminar o coração com a luz de Deus, com a Palavra de Cristo, com o apreço da espiritualidade, com a oração, com o respeito e o civismo, com a valorização crescente da dignidade da pessoa humana, com o amor da paz. Há um mundo a transformar radicalmente e esta acção transfigurante não se faz com projectos ideológicos; com as políticas desconcertantes das nações; com a idolatria do poder e do dominar; com a alienação da cultura do gozo e da diversão, tão em voga; com a ilusão de que tudo está bem… É preciso um rumo novo para as sociedades… uma nova educação… novas propostas de vida… ideais motivadores da participação… empenhamento dinâmico das comunidades… desejo da conversão… abertura à esperança… procura de Deus. De outro modo, caminhamos para o desastre!...


domingo, 30 de janeiro de 2011

FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS




O grupo do 7º. Ano, da nossa catequese, celebrou hoje a sua Festa das Bem-aventuranças. Nesta celebração quiseram, publicamente, manifestar o seu desejo de assumir, com inteira disponibilidade de coração e de vida, os ensinamentos fundamentais da proposta de Jesus.

Tendo descoberto que viver o espírito das Bem-aventuranças implica:
- uma mudança radical de vida;
- dedicar-se, em atitude de serviço e de generosidade, ao bem dos outros;
- abrir o coração aos valores evangélicos da humildade, da paz, da justiça;
- estar na vida esforçando-se por manter um coração puro;
- aceitar a fé como um desafio de entrega confiada ao amor de Deus;
- mostrar, nas obras, que é Jesus a Luz do nosso caminho…
prometeram fazer tudo para dar testemunho de Jesus, em todos os momentos da sua vida, remando contra a corrente do mundo que valoriza o ter e menospreza a interioridade e o ser.