PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO

“…Arrependei-vos e acreditai no Evangelho…” (Marcos 1, 15)
O nosso mundo tem sido marcado, ultimamente, por actos de autêntica barbárie: violência gratuita nos gestos, nas palavras, nos desenhos, nas armas, na destruição… Impera a intolerância, o rancor, a prepotência, a chantagem, o medo, a agressividade… Retornamos à “guerra fria” dos corações, das mentalidades, dos alinhamentos político-religiosos, dos totalitarismos da “liberdade de expressão”. Magoa-se, fere-se, mata-se, oprime-se, ridiculariza-se… Até quando?... A palavra do nosso Deus aponta os caminhos da conversão, do arrependimento, da reconciliação, de mudança de rumo, da aceitação e vivência do Evangelho. Os cristãos, na sua maioria, esquecem o Evangelho. Jesus fica de fora da vida. Os verdadeiros valores - que trazem a serenidade, a paz, a concórdia e a esperança - são apontados e tidos como ridículos. O que importa são os sentimentos e apetites de cada um…O resto é conversa! Até quando?... É preciso mudar o sentido da vida; é preciso purificar as opções; é preciso parar para pensar com seriedade e com transparência; é preciso acreditar, aderir e viver o Evangelho; é preciso que a Boa Nova de Jesus Cristo ilumine todas as “noites”, a começar pela “noite” das consciências. É preciso… é urgente, enquanto é tempo!...

domingo, 30 de janeiro de 2011

FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS




O grupo do 7º. Ano, da nossa catequese, celebrou hoje a sua Festa das Bem-aventuranças. Nesta celebração quiseram, publicamente, manifestar o seu desejo de assumir, com inteira disponibilidade de coração e de vida, os ensinamentos fundamentais da proposta de Jesus.

Tendo descoberto que viver o espírito das Bem-aventuranças implica:
- uma mudança radical de vida;
- dedicar-se, em atitude de serviço e de generosidade, ao bem dos outros;
- abrir o coração aos valores evangélicos da humildade, da paz, da justiça;
- estar na vida esforçando-se por manter um coração puro;
- aceitar a fé como um desafio de entrega confiada ao amor de Deus;
- mostrar, nas obras, que é Jesus a Luz do nosso caminho…
prometeram fazer tudo para dar testemunho de Jesus, em todos os momentos da sua vida, remando contra a corrente do mundo que valoriza o ter e menospreza a interioridade e o ser.