PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO

“… Nenhum servo pode servir a dois senhores...” (Lucas 16, 13)

Somos convidados a viver a nossa vida em atitude de serviço, por amor a Deus e aos irmãos. Servir é criar disponibilidade para acolher e fazer, sempre, a vontade de Deus; servir é acolher os outros, amá-los com ternura e com misericórdia, ajudá-los nas suas necessidades, anunciar-lhes a bondade de Deus que oferece a salvação. A palavra de Jesus é referida num contexto que fala da escravização do homem à riqueza, ao dinheiro, ao poder, aos sentimentos e instintos mundanos, à ganância e à desonestidade. Jesus conclui que não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Há riquezas que matam, dividem, criam sofrimento, desagregam as famílias e a sociedade, arrastam para o lodaçal da violência e da miséria, geram expectativas frustrantes, levam à angústia, à corrupção e à injustiça. Só Deus liberta, perdoa, salva, ama, ilumina; só Deus é fonte de paz, de felicidade, de bênção; só Deus é, realmente, o verdadeiro tesouro que dá sentido à nossa vida e enriquece a nossa alma de ternura e de esperança. A quem queremos servir?

domingo, 30 de janeiro de 2011

FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS




O grupo do 7º. Ano, da nossa catequese, celebrou hoje a sua Festa das Bem-aventuranças. Nesta celebração quiseram, publicamente, manifestar o seu desejo de assumir, com inteira disponibilidade de coração e de vida, os ensinamentos fundamentais da proposta de Jesus.

Tendo descoberto que viver o espírito das Bem-aventuranças implica:
- uma mudança radical de vida;
- dedicar-se, em atitude de serviço e de generosidade, ao bem dos outros;
- abrir o coração aos valores evangélicos da humildade, da paz, da justiça;
- estar na vida esforçando-se por manter um coração puro;
- aceitar a fé como um desafio de entrega confiada ao amor de Deus;
- mostrar, nas obras, que é Jesus a Luz do nosso caminho…
prometeram fazer tudo para dar testemunho de Jesus, em todos os momentos da sua vida, remando contra a corrente do mundo que valoriza o ter e menospreza a interioridade e o ser.