PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO

“…Amarás o Senhor teu Deus…Amarás o teu próximo…” (Mateus 22, 37. 39)
O cristão vive a vida alicerçada no Amor. Esta é a marca distintiva dos que acolhem Deus e se preocupam em dar-lhe o primeiro lugar, em tudo. Amar a Deus é ser fiel à sua vontade; é prestar-lhe um culto de verdade e de transparência; é cumprir os seus mandamentos; é estar disponível, em atitude de fé, para os seus desígnios. Amar o próximo é ver em cada pessoa a presença de Deus; é saber acolher com humildade; é respeitar as diferenças e os ritmos dos outros; é saber perdoar e reconciliar; é ter gestos de ternura e de compaixão para com os mais débeis, os mais sofredores, os mais abandonados; é partilhar as alegrias e as esperanças; é rezar, juntos, o louvor do Senhor. Nisto não cabe a descrença, a presunção, o pecado, a raiva, o ódio, a vingança. Viver no Amor é viver em Deus, fonte de todo o amor. Parafraseando o Papa Francisco: isto é belo, lindo e serena o coração, na alegria. Outra coisa, seria uma vergonha, um pecado, um escândalo…

domingo, 30 de Janeiro de 2011

FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS




O grupo do 7º. Ano, da nossa catequese, celebrou hoje a sua Festa das Bem-aventuranças. Nesta celebração quiseram, publicamente, manifestar o seu desejo de assumir, com inteira disponibilidade de coração e de vida, os ensinamentos fundamentais da proposta de Jesus.

Tendo descoberto que viver o espírito das Bem-aventuranças implica:
- uma mudança radical de vida;
- dedicar-se, em atitude de serviço e de generosidade, ao bem dos outros;
- abrir o coração aos valores evangélicos da humildade, da paz, da justiça;
- estar na vida esforçando-se por manter um coração puro;
- aceitar a fé como um desafio de entrega confiada ao amor de Deus;
- mostrar, nas obras, que é Jesus a Luz do nosso caminho…
prometeram fazer tudo para dar testemunho de Jesus, em todos os momentos da sua vida, remando contra a corrente do mundo que valoriza o ter e menospreza a interioridade e o ser.