PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO
“…Não façais nada por rivalidade nem por vanglória…” (Filipenses 2, 3)
A sociedade moderna vive envolvida de competição. É assim na política, no desporto, na escola, no trabalho, na família, nas associações… A luta pelos primeiros lugares, pelo reconhecimento, pelo estatuto de “melhor”, pelo centro das atenções, pelo mediatismo ensombra as relações entre as pessoas e os grupos e é geradora de frustração, de inquietação, de medo, de revolta e, quantas vezes, de vingança, de desonestidade, de compadrio, de corrupção. Isto não deveria acontecer entre os cristãos. Rivalidades e vaidades não deveriam fazer parte da vida das comunidades cristãs que, a exemplo de Cristo, se deveriam revestir de simplicidade, humildade, de verdade e de caridade. A grandeza e a glória do cristão vêm de Deus e da sua graça, da força do seu olhar e da sua bênção. É actual, muito actual, a palavra de Paulo aos Filipenses. Saibamos praticá-la com fidelidade.

domingo, 30 de Janeiro de 2011

FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS




O grupo do 7º. Ano, da nossa catequese, celebrou hoje a sua Festa das Bem-aventuranças. Nesta celebração quiseram, publicamente, manifestar o seu desejo de assumir, com inteira disponibilidade de coração e de vida, os ensinamentos fundamentais da proposta de Jesus.

Tendo descoberto que viver o espírito das Bem-aventuranças implica:
- uma mudança radical de vida;
- dedicar-se, em atitude de serviço e de generosidade, ao bem dos outros;
- abrir o coração aos valores evangélicos da humildade, da paz, da justiça;
- estar na vida esforçando-se por manter um coração puro;
- aceitar a fé como um desafio de entrega confiada ao amor de Deus;
- mostrar, nas obras, que é Jesus a Luz do nosso caminho…
prometeram fazer tudo para dar testemunho de Jesus, em todos os momentos da sua vida, remando contra a corrente do mundo que valoriza o ter e menospreza a interioridade e o ser.