PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO “… Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas…" (cf. João 10, 15) “…Este ano o trecho evangélico é o central do capítulo 10 de João, e começa precisamente com a afirmação de Jesus: «Eu sou o bom pastor», seguida imediatamente pela primeira característica fundamental: «O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas» (Jo 10, 11). Portanto, neste aspecto nós somos levados imediatamente ao centro, ao ápice da revelação de Deus como pastor do seu povo; este centro e ápice é Jesus, precisamente Jesus que morre na cruz e no terceiro dia ressuscita do sepulcro, ressuscita com toda a sua humanidade, e deste modo envolve cada um de nós, cada homem, na sua passagem da morte para a vida. Este acontecimento — a Páscoa de Cristo — em que se realiza plena e definitivamente a obra pastoral de Deus, é um evento sacrifical: por isso, o Bom Pastor e o Sumo-Sacerdote coincidem na pessoa de Jesus, que deu a vida por nós. (…) Voltemos ao Evangelho e à parábola do pastor. «O bom pastor dá a vida pelas suas ove-lhas» (Jo 10, 11). Jesus insiste sobre esta característica essencial do verdadeiro pastor, que é Ele mesmo: a do «dar a sua vida». Repete-o três vezes e no final conclui, dizendo: «Por isso, o Pai me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai» (Jo 10, 17-18). Claramente, esta é a característica qualificadora do pastor, como Jesus o interpreta pessoalmente, segundo a vontade do Pai que O enviou. A figura bíblica do rei-pastor, que compreende principalmente a tarefa de reger o povo de Deus, de o manter unido e de o orientar, toda esta função régia se realiza plenamente em Jesus Cristo, na dimensão sacrifical, no ofertório da vida. Numa palavra, realiza-se no mistério da Cruz, ou seja, no gesto supremo de humildade e de amor oblativo. O abade Teodoro Estudita diz: «Por meio da cruz nós, ovelhinhas de Cristo, fomos congregados num único aprisco, e fomos destinados às moradas eternas» (Discurso sobre a adoração da Cruz: PG 99, 699)…” (Papa Bento XVI, IV Domingo de Páscoa, 29 de Abril de 2012)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O NOSSO PRESÉPIO


TEMPO DE ADVENTO



A catequese apresentou no tempo do Advento uma dinâmica voltada para os acontecimentos preparatórios do nascimento de Jesus. O seu objectivo foi fazer com que, reflectíssemos com maior profundidade o Evangelho para acolhermos Jesus, com mais fé e esperança. E, como consequência, as crianças, adolescentes, jovens e todos nós participássemos mais activamente nas eucaristias. Apresentamos as palavras: renascer, encontro, anunciar, receber, acompanhadas com velas. Sinais que simbolizam Jesus, Luz do mundo e, a presença de Deus no meio de nós. Culminamos esta actividade com a teatralização do Evangelho no sentido de recordarmos parte da cena que, levou Maria, a aceitar o feliz anúncio da Salvação.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VOTOS DE BOM, SANTO E FELIZ NATAL


No encontro misterioso com Jesus, contemplando a simplicidade e a ternura do Presépio, em admiração como Maria, ofereçamos o coração para a realização plena do Natal: Deus connosco… Deus em nós… nossa Festa com Jesus. Feliz Natal!...

PALAVRAS DO PAPA


- Na oração do Angelus, na Praça de São Pedro - Roma, no Domingo 18 de Dezembro


« … “ Como será isto, se eu não conheço homem” (Lc. 1, 34) Na sua simplicidade, Maria é sapientíssima: não duvida do poder de Deus, mas quer compreender melhor a Sua vontade, para conformar-se completamente a essa vontade. Maria é infinitamente superada pelo Mistério mas, apesar disso, ocupa perfeitamente o lugar que, no centro dele, lhe está destinado. O seu coração e a sua mente são inteiramente humildes e, exactamente pela sua singular humildade, Deus espera o “SIM” desta jovem para realizar o Seu desígnio. Respeita a sua dignidade e a sua liberdade. O “SIM” de Maria implica ao mesmo tempo o ‘sim’ da maternidade e o ‘sim’ da virgindade; deseja que tudo nela seja para glória de Deus, e o Filho que nascerá dela possa ser todo dom de graça… A virgindade de Maria é única e irrepetível; mas o seu significado espiritual diz respeito a cada um dos cristãos. Ele está ligado à fé: de facto, quem confia profundamente no amor de Deus, acolhe em si Jesus, a sua vida divina, pela acção do Espírito Santo. É este o mistério do Natal! Desejo que todos vós o vivais em íntima alegria.»

MENSAGEM DO BISPO DO PORTO


ACEITE UM PRESENTE, TORNE-SE PRESENTE


Mais um Natal à porta… É assim que costumamos dizer, mas neste ano de 2011 ainda tem de ser com mais força e convicção. Tanto mais quanto não teremos muitas possibilidades de nos distrair do verdadeiro Natal, nós e os outros…
Haverá ainda lugar para presentes e lembranças, mas sobretudo no sentido autêntico destas palavras. Às “lembranças”, havemos de as ter, mas lembrando-nos dos outros, especialmente dos que são menos lembrados, visitados e acompanhados no dia-a-dia. Os “presentes” seremos nós, que também queremos estar onde for preciso, para que haja Natal a sério. E são tantos os lugares e as situações a requererem a nossa presença. Natal é “nascimento”, Deus a nascer no mundo, como sabemos que aconteceu em Cristo, o Menino Jesus de há dois mil anos e de sempre. É ele o grande presente de Deus e a sua permanente lembrança de nós. Os cristãos sabem que é assim e que, realmente, nunca estão sós, pois não há momento das suas vidas em que não possam acolher e sentir essa presença de Deus. – São ainda crianças? Jesus Menino nasce, chora, ri, brinca e cresce com eles! – São adolescentes? Jesus vai com eles ao templo, como foi a Jerusalém aos doze anos, para indicar a “casa do Pai”, do Pai que quis partilhar connosco! - São jovens a escolher um rumo, uma vocação? Jesus ensina-os que a verdadeira realização da vida está em descobrir e cumprir a vontade do Pai, ou seja, o que Deus quer de nós e quer realizar no mundo com a colaboração de cada um! – Sentimo-nos pequenos e fracos perante a imensidão de coisas a fazer, lutas a travar, objectivos a alcançar? – Jesus ensina-nos, juntando cruz a cruz, a sua à nossa, para nos transmitir aquela força que vence a própria morte!
Tudo isto é particularmente importante de acolher neste Natal e nas presentes dificuldades da vida de tantos. - Recebamo-lo então, a Jesus nas nossas vidas, para nos tornaremos em presépios vivos em que Ele nasça e sorria a todos, casa a casa, escola a escola, hospital a hospital, trabalho a trabalho!
- Aceite o presente de Deus e torne-se num presente para alguém, para toda gente!
Consigo, no presépio do mundo,
+ Manuel Clemente, Bispo do Porto

PARA REZAR


Erguei-vos, que vem o Senhor!

A voz do profeta anuncia aos que O procuram no deserto:
Erguei-vos, que vem o Senhor! O Reino de Deus se aproxima!
Erguei-vos, que vem o Senhor!
Em nós a esperança renasce ao ver cumpridas as promessas.
Erguei-vos, que vem o Senhor! Endireitai suas veredas!

Erguei-vos, que vem o Senhor!
Nossos corações estremecem e surgem cantos de alegria.
Erguei-vos, que vem o Senhor! Lavai-vos dos vossos pecados!
Erguei-vos, que vem o Senhor!
Na água João vos baptiza como sinal de penitência.
Erguei-vos, que vem o Senhor! É Ele, em verdade, o Messias!

Erguei-vos, que vem o Senhor!
No Espírito Santo e no fogo baptizará os que O seguirem.
Erguei-vos, que vem o Senhor! É Ele o Salvador do mundo!

( Hino de Laudes – Tempo de Advento: Liturgia das Horas)