PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO “… Maria pôs-se a caminho…” (cf. Lucas 1, 39) “…O Evangelho deste domingo de Advento põe em evidência a figura de Maria. Vemo-la quando, imediatamente depois de ter concebido, na fé, o Filho de Deus, enfrenta a longa viagem de Nazaré da Galileia, até aos montes da Judeia para visitar e ajudar Isabel. O anjo Gabriel revelara-lhe que a sua idosa parente, que não tinha filhos, estava no sexto mês de gravidez (cf. Lc 1, 26.36). Por isso, Nossa Senhora, que traz em si um dom e um mistério ainda maior, vai ao encontro de Isabel e permanece três meses com ela. No encontro entre as duas mulheres — imaginai: uma idosa e a outra jovem; é a jovem, Maria, que saúda primeiro. O Evangelho reza assim: «Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel» (Lc 1, 40). E, após aquela saudação, Isabel sente-se envolvida por um grande enlevo — não vos esqueçais desta palavra: enlevo. O enlevo! Isabel sente-se arrebatada por um grande enlevo que ressoa nas suas palavras: «Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?» (v. 43). E, cheias de alegria, as duas mulheres abraçam-se e beijam-se: a idosa e a jovem, ambas grávidas. Para celebrar o Natal de modo profícuo, somos chamados a meditar sobre os «lugares» do enlevo. Então, quais são estes lugares do enlevo na vida quotidiana? São três! O primeiro é o outro, no qual devemos reconhecer um irmão, porque, desde que teve lugar o Natal de Jesus, cada rosto tem gravado, em si, o semblante do Filho de Deus. Sobretudo quando se trata da face do pobre, pois foi como pobre que Deus entrou no mundo e foi antes de tudo pelos pobres que se deixou aproximar. Outro lugar do enlevo — o segundo — onde, se olharmos com fé, sentimos precisamente o enlevo é a história. Muitas vezes, julgamos vê-la de modo correcto, e contudo corremos o risco de a ver ao contrário. Por exemplo, acontece quando ela nos parece determinada pela economia de mercado; regulada pelas finanças e pelos negócios, dominada pelos poderosos do momento. No entanto, o Deus do Natal é um Deus que «mistura as cartas»: Ele gosta de agir assim! Como canta Maria, no Magnificat, é o Senhor que derruba os poderosos dos tronos e exalta os humildes, sacia de bens os famintos e despede de mãos vazias os ricos (cf. Lc 1, 52-53). Eis o segundo enlevo, a surpresa da história! Um terceiro lugar do enlevo é a Igreja: contemplá-la com a surpresa da fé significa não limitar-se a considerá-la somente como instituição religiosa, tal como é; mas senti-la como uma Mãe que, apesar das manchas e das rugas — temos tantas! — contudo, deixa transparecer os lineamentos da Esposa amada e purificada por Cristo Senhor. Uma Igreja que sabe reconhecer os numerosos sinais de amor fiel que Deus lhe transmite continuamente. Uma Igreja para a qual o Senhor Jesus nunca será uma posse a defender ciosamente: quantos agem assim, cometem um erro; Ele é sempre Aquele que vai ao seu encontro, e ela sabe esperá-lo com confiança e alegria, dando voz à esperança do mundo. A Igreja que chama o Senhor: «Vem, Senhor Jesus!». A Igreja mãe que mantém as suas portas escancaradas, e os braços abertos para receber todos. Aliás, a Igreja mãe que sai pelas suas portas para ir, com sorriso de mãe, ao encontro de todos os distantes, para lhes levar a misericórdia de Deus. Esta é a surpresa do Natal! No Natal, Deus entrega-se totalmente a nós, oferecendo-nos o seu único Filho, que é toda a sua alegria. E somente com o Coração de Maria, a humilde e pobre filha de Sião, que se tornou Mãe do Filho do Altíssimo, é possível exultar e alegrar-se pelo imenso dom de Deus e pela sua surpresa imprevisível. Que Ela nos ajude a sentir o enlevo — estas três surpresas: o outro, a história e a Igreja — devido à Natividade de Jesus, o dom dos dons, o presente imerecido que nos traz a salvação. O encontro com Jesus levar-nos-á, também a nós, a sentir esta grandiosa surpresa! Mas não podemos sentir este enlevo, não podemos encontrar Jesus, se não O encontrarmos no próximo, na história e na Igreja…” (Papa Francisco, Oração do Angelus, 20 de Dezembro de 2015)

domingo, 30 de dezembro de 2012

SANTOS POPULARES



SÃO BASÍLIO

Basílio nasceu no ano 330, na cidade de Cesareia, na Capadócia, actual Turquia. Foi o mais velho de nove irmãos: quatro rapazes e cinco raparigas. Três dos irmãos alcançaram a dignidade episcopal. Das cinco irmãs, a mais velha, Macrina, dedicou a sua vida a Deus. Os seus pais, Basílio e Emélia, eram ricos e gozavam de grande estima entre os seus concidadãos. Ainda criança, Basílio foi acometido de uma doença grave. A oração persistente e confiada do seu pai obteve um verdadeiro milagre de Deus: a cura. Entregue aos cuidados de sua avó, Basílio recebeu os primeiros ensinamentos da vida cristã. Mais tarde, iniciou os estudos em Cesareia, completando-os em Constantinopla. Aí conheceu aquele que foi o seu maior amigo: Gregório, de Nazianzo que, no amor a Jesus encontrou o caminho da santidade. A este amigo chamamos, também, São Gregório Nazianzeno. Quando Basílio voltou a Cesareia, seu pai já havia morrido. O exemplo, as palavras animadoras e o testemunho da sua avó Macrina despertaram nele o desejo de abandonar o mundo e levar uma vida de penitência, de renúncia às coisa mundanas e de entrega total a Jesus. Com este objectivo, visitou diversos eremitas no Egipto, na Síria, na Palestina e na Mesopotâmia. Depois desta peregrinação, voltou a Cesareia determinado a concretizar o seu sonho. O bispo Diânio, conferiu-lhe o leitorado. Entretanto, Diânio, embora fiel aos ideais do cristianismo, proferiu, nos concílios de Antioquia e de Sárdica ( hoje, Sófia, capital da Bulgária), declarações que abalaram a Igreja e fizeram com que a ortodoxia fosse posta em dúvida. Basílio, profundamente entristecido com este facto e para não se expor e perder a fé, com grande pesar, afastou-se do bispo, a quem dedicava grande amizade, e dirigiu-se para o Ponto, onde a sua santa mãe e a sua irmã mais velha tinham fundado um convento para donzelas cristãs. Basílio, imitando o seu exemplo, fundou um convento para homens, cuja direcção foi, mais tarde, entregue ao seu irmão, Pedro: São Pedro de Sebaste. A estas duas fundações, seguiram-se outras e cresceu, consideravelmente, o número de conventos, no Ponto. Foi nesta época que Basílio escreveu obras belíssimas sobre a vida religiosa, compôs a regra da vida monástica que até hoje é observada pelos monges da Igreja Oriental. Basílio é considerado o pai do monaquismo na Igreja Oriental. A vida de Basílio era regida por uma austeridade que causava admiração a todos. Ele, fundador da Ordem - chamada Ordem de São Basílio - era a regra viva, dando a todos os religiosos um verdadeiro exemplo de todas as virtudes monásticas. O rigor da sua penitência deixara-o tão magro e frágil que parecia ter só pele e osso. Entretanto, o bispo Diânio, estando gravemente enfermo, mandou chamar para perto de si o seu santo amigo que o acompanhou até ao último suspiro. Para suceder a Diânio, no bispado de Cesareia, foi escolhido Eusébio: foi das suas mãos que Basílio recebeu o presbiterado, com a missão de pregar. Basílio continuou a sua vida austera, como se estivesse no meio dos seus confrades. Como, porém, a fama de santidade e sabedoria do santo servo de Deus começasse a incomodar e a irritar o bispo Eusébio, Basílio retirou-se para viver na solidão. Porém, Eusébio, intimidado pelas reclamações e ameaças do povo, chamou Basílio a Cesareia e encarregou-o de rebater a propaganda herética do arianismo; de cuidar dos pobres atingidos pela miséria provocada por uma grande carestia de vida; de orientar diversos conventos, de ambos os sexos, que precisavam de um guia espiritual da envergadura de Basílio. Os serviços que, naquela ocasião, prestou à população, quer como pregador, quer como confessor, foram tantos e tão dedicados que o próprio bispo, mudando de atitude e de sentimentos, se tornou um seu dedicado amigo e nada fazia sem antes se aconselhar com Basílio. O Bispo Eusébio morreu no ano 370. O seu sucessor foi Basílio. Como bispo de Cesareia, Basílio veio a ser um astro luminoso da Igreja do Oriente. Cumpridor dos deveres episcopais, modelo exemplaríssimo em todas as virtudes, Basílio tornou-se um baluarte do cristianismo contra os contínuos e rudes ataques da heresia ariana, cujos defensores mais ardentes e poderosos se encontravam ao redor do imperador Valente que era um adepto fanático daquela seita. O imperador Valente não via com bons olhos o trabalho apostólico de Basílio e o rumo comprometido que a diocese de Cesareia tomava, sob a direcção do seu santo pastor. Uma comissão imperial, chefiada pelo valente capitão Modesto, foi enviada a Cesareia com ordens especiais para pôr fim à actividade apostólica de Basílio. Esta comissão não obteve nenhum êxito. Apesar das instruções de que eram portadores, das lisonjas e das ameaças, das argumentações subtis e sofísticas, não puderam impedir que o espírito, a inteligência, a coragem e a intrepidez do santo bispo se mostrassem de uma superioridade admirável. Nas três audiências, para as quais convidaram Basílio, este respondeu com tanta mansidão, clareza e energia, que no relatório que apresentaram ao imperador, confessaram redondamente a sua derrota. O imperador Valente, em consequência deste fracasso, não mais importunou os cristãos. Por ocasião da Festa da Epifania, ele mesmo foi a Cesareia assistir ao Santo Sacrifício, celebrado por Basílio. Ficou tão admirado com a majestade e o esplendor daquele acto sagrado que, embora não se atrevesse a receber a sagrada comunhão das mãos do bispo foi, com os fiéis, levar as oferendas ao altar. O Bispo Basílio, por motivos de sabedoria e de prudência, julgou conveniente dispensar, por esta vez, o rigor das leis disciplinares da Igreja. O imperador Valente caiu em si e começou a tratar os cristãos com mais clemência e tolerância. Alguns dos seus cortesãos não concordavam com a nova atitude do imperador e, lançando mão de todos os meios, conseguiram, por fim, fazer aprovar um decreto que ordenava a expatriação de Basílio. No dia em que devia ser executada a iniqua sentença, caiu gravemente enfermo o único filho do imperador. O estado de saúde da imperatriz foi muito afectado e ficou com perturbações sérias e preocupantes. Entre as dores e os desesperos, a imperatriz dizia que tudo o que se estava a passar era um justo castigo de Deus pelo mal feito a Basílio. O Bispo Basílio foi reabilitado e recebido, no palácio imperial, com grandes honras. Valente prometeu, ao bispo, a educação do príncipe herdeiro na religião cristã, se lhe alcançasse de Deus o restabelecimento do seu filho. De facto, o príncipe sarou mas o imperador, não cumprindo depois a palavra, teve o desgosto de perder o filho. Recomeçaram, então, as maquinações contra Basílio. Estava já lavrada a acta que ordenava seu o exílio. Por três vezes, o imperador se dispôs a pôr-lhe a sua assinatura e, por três vezes, se lhe quebrou a pena. Assustado com este facto, Valente pegou no papel e, com mãos trémulas, rasgou o documento. Nunca mais se organizou qualquer campanha contra o santo. O capitão Modesto fez as pazes com Basílio. Um outro oficial, chamado Eusébio e que tinha dado ordem de prisão ao bispo, retirou-a diante da atitude ameaçadora do povo, em defesa do seu pastor. À tempestade, seguiu a bonança. Basílio pôde, por fim, com tranquilidade e paz, dedicar-se aos trabalhos do apostolado. Foram tantos os rigores da sua vida que aos 49 anos, já era um velho. Mas, apesar de fraco de corpo, era um herói de espírito. Morreu no ano de 379, com 49 anos de idade. Figura entre os quatro grandes doutores da Igreja do Oriente. A sua memória litúrgica faz-se no dia 2 de Janeiro.