PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO “… Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas…" (cf. João 10, 15) “…Este ano o trecho evangélico é o central do capítulo 10 de João, e começa precisamente com a afirmação de Jesus: «Eu sou o bom pastor», seguida imediatamente pela primeira característica fundamental: «O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas» (Jo 10, 11). Portanto, neste aspecto nós somos levados imediatamente ao centro, ao ápice da revelação de Deus como pastor do seu povo; este centro e ápice é Jesus, precisamente Jesus que morre na cruz e no terceiro dia ressuscita do sepulcro, ressuscita com toda a sua humanidade, e deste modo envolve cada um de nós, cada homem, na sua passagem da morte para a vida. Este acontecimento — a Páscoa de Cristo — em que se realiza plena e definitivamente a obra pastoral de Deus, é um evento sacrifical: por isso, o Bom Pastor e o Sumo-Sacerdote coincidem na pessoa de Jesus, que deu a vida por nós. (…) Voltemos ao Evangelho e à parábola do pastor. «O bom pastor dá a vida pelas suas ove-lhas» (Jo 10, 11). Jesus insiste sobre esta característica essencial do verdadeiro pastor, que é Ele mesmo: a do «dar a sua vida». Repete-o três vezes e no final conclui, dizendo: «Por isso, o Pai me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai» (Jo 10, 17-18). Claramente, esta é a característica qualificadora do pastor, como Jesus o interpreta pessoalmente, segundo a vontade do Pai que O enviou. A figura bíblica do rei-pastor, que compreende principalmente a tarefa de reger o povo de Deus, de o manter unido e de o orientar, toda esta função régia se realiza plenamente em Jesus Cristo, na dimensão sacrifical, no ofertório da vida. Numa palavra, realiza-se no mistério da Cruz, ou seja, no gesto supremo de humildade e de amor oblativo. O abade Teodoro Estudita diz: «Por meio da cruz nós, ovelhinhas de Cristo, fomos congregados num único aprisco, e fomos destinados às moradas eternas» (Discurso sobre a adoração da Cruz: PG 99, 699)…” (Papa Bento XVI, IV Domingo de Páscoa, 29 de Abril de 2012)

terça-feira, 17 de outubro de 2017

EM DESTAQUE


* CRISMA, EM SANTA MARIA DA FEIRA


Neste Domingo, 15 de Outubro, foram crismados, na Igreja Matriz, 105 jovens e alguns adultos que, diante da Comunidade, assumiram o compromisso de viver a sério como cristãos, testemunhando Jesus no meio da vida, sobretudo nos ambientes mais periféricos da fé. Presidiu a esta celebração o Senhor Dom António Augusto, Bispo-Auxiliar do Porto.






* DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

A Igreja celebra, no próximo dia 22 de Outubro, o Dia Mundial das Missões. Trata-se de um grande acontecimento e de uma oportunidade de fazer sentir a vocação missionária da Igreja. O documento ‘Redemptoris Missio’, Encíclica do Papa João Paulo II sobre a validade permanente do mandato missionário, exorta, “todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis, a abrirem-se à universalidade da Igreja, evitando todas as formas de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de autossuficiência (RM 85)”.
Este documento, tão importante, faz um apelo a toda a Igreja para se abrir à Missão além-fronteiras, conforme o mandato do próprio Jesus Cristo. A Igreja “foi enviada para manifestar e comunicar a caridade de Deus a todos os homens e povos (Jo 10, 10)”, mandato que a ‘Redemptoris Missio’ também sublinha. “Esta Missão é única, sendo a mesma a sua origem e o seu fim; mas, na sua dinâmica de realização, há diversas funções e actividades. Antes de tudo, está a acção missionária denominada ‘missão ad gentes’”.
O Dia Mundial das Missões tem por objectivo celebrar a unidade da Igreja através da partilha e da fraternidade. Os filhos de Deus, nesse dia, devem festejar a universalidade da Missão, em comunhão e oração e, também, numa generosa partilha de bens, em favor da acção missionária da Igreja.

- A origem do Dia Mundial das Missões

Em 1922, foi eleito Papa o Cardeal Arcebispo de Milão, Achille Ratti, que tomou o nome de Pio XI (1922-1939). O seu ardor missionário era conhecido de todos, e esperava-se dele um grande impulso para a Missão.
- Nesse ano, constituiu em ‘Pontifícias’ as Obras Missionárias já existentes, recomendando-as como instrumentos principais e oficiais da Cooperação Missionária de toda a Igreja.
- Estimulou a criação de novas Missões e ordenou os primeiros bispos indianos (1923) e chineses (1926).
- No Ano Santo de 1925, abriu, no Vaticano, uma Exposição Missionária Mundial.
- Em 1926, publicou uma Encíclica sobre as Missões, ‘Rerum Ecclesiae’, na qual reafirmava a importância dos objectivos missionários programados no início do seu pontificado.

A ideia de um Dia das Missões, a nível mundial, nasceu no ‘Círculo Missionário’ do Seminário Arquidiocesano de Sássari (Sardenha, Itália).
- De 14 a 16 de Maio de 1925, o Círculo Missionário organizou um tríduo missionário, com a participação do Arcebispo, que suscitou muita animação.
- No ano seguinte, de 17 a 20 de Março de 1926, repetiu-se a celebração.
Na ocasião, chegou de Roma Mons. Luigi Drago, Secretário da Sagrada Congregação de Propaganda Fide (actual Congregação para a Evangelização dos Povos, no Vaticano). Os seminaristas pediram-lhe que propusesse ao Papa Pio XI a celebração de um Dia todo dedicado às Missões, como se fazia na Universidade do Sagrado Coração. Mons. Drago prometeu que falaria com o Papa a esse respeito. E, de Roma, mandou dizer que o Papa havia enviado uma resposta ao pedido: "Esta é uma inspiração que vem do céu".
No final de Março de 1926, realizou-se a Plenária do Conselho Superior Geral da Obra, já Pontifícia, da Propagação da Fé. Naquela ocasião, decidiu-se pedir oficialmente ao Papa Pio XI "a instituição, em todo o mundo católico, de um Dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé".
Em 14 de Abril de 1926, a Congregação dos Ritos comunicava que o Santo Padre havia concedido o pedido. Seria celebrado, anualmente, no penúltimo domingo do mês de Outubro.
Oficialmente, o primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em Outubro de 1927.
Este ano de 2017, no dia 22 de Outubro, celebra-se o 90º Dia Mundial das Missões.




* PALAVRAS DE D. PIO ALVES, 
BISPO-AUXILIAR DO PORTO
- na homilia da Missa de 30º dia da morte 
do Senhor D. António Francisco dos Santos

Virgem Maria, Mãe da Santa Esperança

1. O dia 11 de Outubro, trigésimo dia da morte do Senhor D. António Francisco, coincide, liturgicamente, com a memória de S. João XXIII e, na cidade do Porto, com a solenidade de Nossa Senhora de Vandoma. Falando humanamente - muito humanamente! -, o Senhor D. António estará feliz com esta dupla coincidência.
Nos seus tempos de jovem estudante de Teologia, conviveu com o ar fresco que trouxe à Igreja o Bom Papa João. Sintonizou com a sua espontânea bondade e gastou a sua vida – seminarista, sacerdote, bispo – percorrendo os caminhos abertos pelo Concílio Vaticano II.
A Virgem Maria – de Vandoma, da Assunção, dos Remédios, de Fátima – alimentou o seu mundo de afectos. Porque é Mãe de Jesus Cristo: Mãe de Deus. Porque é a outra Mãe que amplia, de modo inefável, os laços que o prendiam, de modo singular, à mãe que o deu à luz. As conhecidas circunstâncias familiares e pessoais potenciaram esta espécie de sobreposição maternal.
Em Fátima, no passado dia 13 de Maio, escutou, seguramente com particular emoção, o grito do Santo Padre: “Temos Mãe! Temos Mãe!”. Sim, o Senhor D. António, agora sabe, com a certeza da visão e do amor, que temos Mãe. Nós, por cá, continuamos a caminhar à luz da fé e movidos pela esperança. Escolhemos, por isso, para a celebração do seu trigésimo dia, a Missa da “Virgem Maria, Mãe da Santa Esperança”.

2. O texto do Livro de Ben Sirá (24, 14-16. 24-31), da primeira leitura, procurou as palavras mais belas e as comparações mais reconfortantes para falar da Sabedoria: que não deixará “de existir por toda a eternidade”; e os que a “tornarem conhecida terão a vida eterna”. Não é ousadia desmedida que a Liturgia da Igreja tenha transposto este texto para o apropriar a Nossa Senhora.
Com as inevitáveis limitações de toda a linguagem humana, Maria, pela sua irrepetível fidelidade aos desígnios de Deus, abre-nos as portas da esperança: no fim de um caminho para uma eternidade feliz.
É assim que se nos mostra, entre outros, no episódio das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11). De um modo discreto, sem palavras a mais, resume a dimensão missionária e materna da sua condição de discípula: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E fizeram.
O milagre resulta da convergência: de uma mediação (da Virgem Maria); de uma dócil, generosa e efectiva obediência (dos serventes); da acção de Deus. Um milagre que, como é óbvio, tem as marcas de Deus: a sobreabundância, a qualidade, a surpresa, a felicidade.
Os figurantes do relato do milagre abrem espaço a diversificadas oportunidades de aprendizagem e crescimento. Podemos inscrever-nos, por exemplo, no grupo dos serventes. E aprenderemos: a perguntar menos e a fazer mais; a levar ao limite a nossa cooperação, enchendo até acima as talhas de pedra; a não nos autoatribuirmos a condição de senhores dos milagres; a cultivarmos a alegria e a gratidão pelos resultados visíveis dos dons de Deus nas vidas do próximo mais próximo. E tudo isto, levando à prática a discreta insinuação de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Muito do que há para fazer, e dos seus modos, está condensado nessa espécie de testamento espiritual, transcrito no verso da memória do falecimento do Senhor D. António: “Igreja do Porto: Vive esta hora, que te chama, guiada pelas mãos de Maria, a ir ao encontro de Cristo e, a partir de Cristo, a anunciar, com renovado vigor e acrescido encanto, a beleza da fé e a alegria do Evangelho. Viver em Igreja esta paixão evangelizadora é a nossa missão. A vossa e a minha missão!”.

3. Não é este o lugar nem o momento para traçar perfis biográficos. Mas não é difícil descobrir na vida do Senhor D. António Francisco muitos dos traços que a celebração de hoje nos sugere.
Damos graças a Deus pelo estimulante exemplo de fidelidade que nos deixou. Justificadamente, invocamos, para si, Senhor D. António, e para nós, a Virgem Maria, Mãe da Santa Esperança.