PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO

“…permanecei firmes no Senhor…” (cf. Fil. 4, 1)

A vida dos cristãos, no mundo em que vivemos, é constantemente desafiada pelo pecado que nos envolve como teia de violência, de descrédito, de maldade, de perfídia. Muitas vezes, a desconfiança, o desânimo, a indiferença dominam os sentimentos e o coração dos crentes que, tomados de assalto pela mentalidade laicista - que quer controlar e regular a vida e as consciências – deixam esvaziar a fé e a esperança que depositavam em Cristo e no seu Evangelho. O apelo da palavra é convite à perseverança, à fidelidade, à firmeza do testemunho. Não é de um homem que recebemos este desafio; é de Cristo, o Filho de Deus, o Eleito. Diante das muitas feridas da Igreja, que partilha os sofrimentos de tantos homens e mulheres que sentem na sua pele a perseguição, a incompreensão e até a morte, somos chamados a deixarmo-nos transfigurar pela graça, pelo perdão e pelo amor de Deus.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EM DESTAQUE



- FESTA DAS FOGACEIRAS

Dando cumprimento ao voto, vamos celebrar, mais uma vez, na fidelidade à tradição, a Festa das Fogaceiras, em honra do Mártir São Sebastião. No dia 20 de Janeiro, na memória litúrgica do santo Mártir, a Igreja Matriz de Santa Maria da Feira será o pólo de atracção dos católicos feirenses, dos devotos e de muitos turistas que visitam a nossa cidade, atraídos pela fé, pela acção de graças ou, simplesmente, para admirar a beleza dos cortejos que dão forma à nossa festa. O ponto central dos festejos será a Eucaristia, às 11,00 horas, na Igreja Matriz, presidida por D. Manuel Pelino, Bispo-Emérito de Santarém. Da parte da tarde, pelas 15,30, realiza-se a solene procissão.


- O PAPA NO CHILE E NO PERU

O Papa Francisco iniciou, nesta Segunda-Feira, dia 15 de Janeiro, a sua viagem apostólica ao Chile e ao Peru, que termina no próximo Domingo, dia 21 de Janeiro. Esta viagem será a sua 22ª viagem internacional
O Papa vai ao Chile e ao Peru ‘como pastor da Igreja universal para se encontrar com as Igrejas locais’. Na sua bagagem, o Papa leva temas importantes para dialogar com as autoridades e com a sociedade dos países visitados: a questão da justiça, da liberdade, da pobreza, da miséria, da acção social, da corrupção estarão, certamente, na agenda do Papa.
Na oração do Angelus, no Domingo passado, o Papa disse aos peregrinos, em Roma: ‘Peço-vos que me acompanheis com a oração nesta viagem apostólica’.
O Papa Francisco visitará seis cidades do Chile e do Peru, numa visita em que estão previstos 21 discursos, percorrendo mais de 30 mil quilómetros, em 10 voos.
Permanecemos unidos ao Papa e rezamos pela paz e segurança desta sua viagem.