PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO “… Eu dou a verdadeira vide…" (cf. João 15, 1) No Evangelho deste 5º Domingo de Páscoa (Jo 15, 1-8), o Senhor apresenta-se como a verdadeira videira e fala de nós como os ramos que não podem viver sem permanecerem unidos a Ele. Diz assim: «Eu sou a videira; vós, os ramos» (v. 5). Não há videira sem ramos, nem vice-versa. Os ramos não são autossuficientes, mas dependem total-da videira, que é a fonte da sua existência. Jesus insiste no verbo “permanecer”. Repete-o sete vezes no trecho do Evangelho de hoje. Antes de deixar este mundo e ir para o Pai, Jesus quer assegurar aos seus discípulos que podem continuar a estar unidos a Ele. Diz: «Permanecei em mim e Eu em vós». (v. 4). Este permanecer não é um permanecer passivo , um “adormecer” no Senhor, deixando-se embalar pela vida. Não, não é isto! O permanecer n’Ele, o permanecer em Jesus que Ele nos propõe, é um permanecer ativo, e também recíproco. Porquê? Porque sem a videira os ramos não podem fazer nada, precisam da seiva para crescer e dar fruto; mas a videira também precisa dos ramos, porque o fruto não brota do tronco da árvore. Trata-se de uma necessidade recíproca, de um permanecer mútuo para dar fruto. Nós permanecemos em Jesus e Jesus permanece em nós. Antes de mais, precisamos d’Ele. O Senhor quer dizer-nos que antes de observarmos os seus mandamentos, antes das bem-aventuranças, antes das obras de misericórdia, é necessário estarmos unidos a Ele, permanecer n’Ele. Não podemos ser bons cristãos se não permanecermos em Jesus. Ao contrário, com Ele podemos tudo (cf. Fl 4, 13). Com Ele, podemos tudo. Mas também Jesus, como a videira dos ramos, precisa de nós. Talvez pareça ousado dizer isto, e então perguntemo-nos: em que sentido Jesus precisa de nós? Ele precisa do nosso testemunho. O fruto que, como ramos, devemos dar é o testemunho da nossa vida cristã. Depois de Jesus ter subido ao Pai, é tarefa dos discípulos — é a nossa tarefa — continuar a anunciar o Evangelho, com palavras e obras. E os discípulos — nós, discípulos de Jesus — fazemo-lo, dando testemunho do seu amor: o fruto a dar é o amor. Unidos a Cristo, recebemos os dons do Espírito Santo, e assim podemos fazer o bem ao próximo, fazer o bem à sociedade, à Igreja. A partir do fruto, reconhecemos a árvore. Uma vida verdadeiramente cristã dá testemunho de Cristo. E como podemos conseguir isto? Jesus diz-nos: «Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á feito» (v. 7). Também isto é ousado: a garantia de que o que pedirmos nos será dado. A fecundidade da nossa vida depende da oração. Podemos pedir para pensar como Ele, agir como Ele, ver o mundo e as coisas com o olhar de Jesus. E assim, amarmos os nossos irmãos e irmãs, começando pelos mais pobres e sofredores, como Ele fez, amando-os com o seu coração e trazendo ao mundo frutos de bondade, frutos de caridade, frutos de paz. Confiemo-nos à intercessão da Virgem Maria. Ela permaneceu sempre totalmente unida a Jesus e deu muito fruto. Que Ela nos ajude a permanecer em Cristo, no seu amor, na sua palavra, para testemunhar no mundo o Senhor Ressuscitado. (Papa Francisco, 2 de Maio de 2021)

sábado, 13 de abril de 2024

SANTOS POPULARES

 


BEATO LUCAS PASSI

 

Desde a sua juventude, o Padre Lucas Passi teve aspirações apostólico-missionárias; por isso, consagrou-se ao serviço do Senhor e foi uma autêntica testemunha da caridade evangélica, especialmente na formação humano-social e moral dos jovens.

O primeiro de onze filhos, Lucas nasceu em Bérgamo, no dia 22 de Janeiro de 1789, filho de Henrique e de Catarina Corner, uma nobre família veneziana, que o educaram nas virtudes cristãs; o seu pai orientou os seus estudos escolares e preparou-o para o sacramento da Confissão e para fazer a Primeira Comunhão.

No final do século XVIII, quando Bérgamo entrou, abruptamente, em contacto com as ideias revolucionárias francesas, o conde Henrique, para proteger os seus filhos, mudou-se com a família para a sua casa de campo, em Calcinate. Aqui, ficava também o palácio do seu tio, Monsenhor Marco Célio Passi, que em 1798, o transformou em residência permanente dos seminaristas de Bérgamo, quando o Seminário foi extinto, pelas autoridades. O seu tio, vigário-geral da diocese, foi um exemplo brilhante para os seus sobrinhos: três deles seguiram-no na vida sacerdotal: Lucas, Marco Célio e José.

Lucas e Marco, quase da mesma idade, distinguiram-se, no Seminário, pela sua piedade, devoção a Nossa Senhora, empenho no estudo, observância das regras, exercício da correcção fraterna entre os companheiros e fervorosa vida espiritual.

Ainda diácono, Lucas iniciou uma intensa actividade apostólica, na sua paróquia de Calcinate, onde lhe foi confiado o cargo de responsável pela “Confraria do Santíssimo Sacramento". Na prolongada adoração e contemplação da Eucaristia e do mistério de Cristo Redentor do homem, “a urgência de testemunhar e de evangelizar” inflamaram-se nele; por isso, com a alma e o coração de um pastor ardente de caridade sacerdotal, propôs-se dedicar-se ao ministério da pregação. E, tendo dado provas particulares daquela paixão e arte de pregar - que o tornariam um dos grandes missionários apostólicos da sua época - os seus superiores consideraram-no apto para proferir alguns sermões, mesmo fora da Diocese de Bérgamo, já nos anos 1811-1812.

No dia 13 de Março de 1813, foi ordenado sacerdote.

Em 16 de Maio de 1815, emitiu os votos de "discípulo" no "Colégio Apostólico" de Bérgamo, que reunia a nata dos sacerdotes diocesanos. Os doze membros da associação obrigaram-se a viver segundo o espírito dos Apóstolos, fazendo voto de obediência, pobreza de espírito e compromisso pela salvação dos irmãos, “por puro amor e glória de Deus”.

O jovem Padre Lucas sentiu, fortemente, este dever, o que o levou a pregar em muitas cidades e vilas da Península Itálica: em 1836, foi-lhe atribuído o título de “Missionário Apostólico”, pelo Papa Gregório XVI.

No seu ministério sacerdotal, o Padre Lucas revelou-se, também, um impulsionador dos apóstolos leigos; um brilhante animador e coordenador do desejo natural dos jovens para a formação de grupos que os aproximasse e da fé e os educasse na prática dos bons costumes.

Em Calcinate, reformulou o compromisso da Confraria do Santíssimo Sacramento, confiando a cada uma das associadas, algumas meninas, vizinhas das suas casa, para que cuidassem delas com amor, instruindo-as na fé, apoiando-as nas virtudes ou corrigindo-as, se necessário, dos seus defeitos e fazendo-as tornar-se pequenas Apóstolas, entre os seus pares. Assim, em 1815, nasceu a Pia Obra de Santa Doroteia para a educação cristã das meninas: uma obra verdadeiramente inovadora e única no seu género a nível pastoral, capaz de envolver numerosos fiéis de uma paróquia ou diocese, sensíveis ao dever de cada cristão de “cuidar” das jovens, para as formar na honestidade da vida. Com as mesmas intenções, fundou a Pia Obra de São Rafael para a educação dos rapazes.

O Padre Lucas, auxiliado pelo seu irmão, Padre Marco, fundava as duas associações, de acordo com cada pároco, no final das “Missões Quaresmais”, e onde quer que fosse para fazer as pregações. Acima de tudo, a Obra de Santa Doroteia teve uma ampla difusão e muitos Bispos, Sacerdotes e leigos zelosos, maravilhados com os frutos de bem que produzia, apoiaram-na com admirável empenho.

O Padre Lucas procurou criar uma maravilhosa rede de amizade entre os jovens, seguindo o exemplo do seu Padroeiro Mártir, num intercâmbio mútuo de ajuda e promoção que, muitas vezes, trouxe notáveis ​​benefícios espirituais também para as suas famílias.

À Obra de Santa Doroteia pertenceram (e pertencem) jovens que cuidam das meninas “com o santíssimo propósito de incutir nos seus corações o santo temor de Deus e treiná-las nos bons costumes”, trabalhando portanto, num clima de amizade sincera; corrigir caritativamente os seus defeitos; dar-lhes advertências adequadas e conselhos sábios; fazer com que frequentem os sacramentos; cumpram os seus deveres e sejam dóceis para com os seus superiores (cf. L. PASSI, Pia Opera di S. Dorotea direto para formar os trajes das meninas, IV edição Lucca 1854, p. 17).

Em 1838, o Padre Lucas Passi fundou o Instituto das Irmãs de Santa Doroteia, em Veneza, com o objectivo principal de ser a “alma” e sustento da Pia Obra de Santa Doroteia. A cofundadora e primeira superiora do Instituto foi a Madre Raquel Guardini.

O Padre Lucas também promoveu obras sociais de grande utilidade pública. De modo particular, dedicou parte do seu tempo a formar um grupo de jovens pobres, especialmente de agricultores. Para isso, publicou, em 1836, o Projecto Moral e Económico, e, em 1838, fundou a Ordem Terceira de Santa Doroteia, em Calcinate, conhecidas como "Freiras Camponesas", para formar meninas abandonadas no trabalho feminino e agrícola, compatível com a sua idade.

Com zelo incansável, o Padre Lucas incutiu, nos membros da Obra e nas Irmãs, o seu desejo ardente de comunicar aos seus irmãos “o fogo do amor de Deus” que dele transbordava. Gostava de repetir: “Quem não queima não acende” e estava firme na convicção de que “é preciso dar até a vida pela salvação de uma alma”. Incansável até ao fim, faleceu em Veneza, no dia 18 de Abril de 1866.

O seu carisma continua vivo, na missão realizada pelas Irmãs de Santa Doroteia - em Itália, na América Latina (Bolívia, Colômbia, Brasil), na África (Burundi, República Democrática do Congo, Camarões, Madagáscar) e na Albânia - e na alma e na actividade dos numerosos Cooperadores da Obra de Santa Doroteia espalhados pelo mundo, que se encarregam da formação cristã das jovens gerações, acompanhando o seu crescimento com um amor entrelaçado de misericórdia e de esperança.

O Padre Lucas Passi foi beatificado, no dia 13 de Abril de 2013, pelo Papa Francisco.

A sua memória litúrgica é celebrada no dia 18 de Abril.