PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO “… Eu dou a verdadeira vide…" (cf. João 15, 1) No Evangelho deste 5º Domingo de Páscoa (Jo 15, 1-8), o Senhor apresenta-se como a verdadeira videira e fala de nós como os ramos que não podem viver sem permanecerem unidos a Ele. Diz assim: «Eu sou a videira; vós, os ramos» (v. 5). Não há videira sem ramos, nem vice-versa. Os ramos não são autossuficientes, mas dependem total-da videira, que é a fonte da sua existência. Jesus insiste no verbo “permanecer”. Repete-o sete vezes no trecho do Evangelho de hoje. Antes de deixar este mundo e ir para o Pai, Jesus quer assegurar aos seus discípulos que podem continuar a estar unidos a Ele. Diz: «Permanecei em mim e Eu em vós». (v. 4). Este permanecer não é um permanecer passivo , um “adormecer” no Senhor, deixando-se embalar pela vida. Não, não é isto! O permanecer n’Ele, o permanecer em Jesus que Ele nos propõe, é um permanecer ativo, e também recíproco. Porquê? Porque sem a videira os ramos não podem fazer nada, precisam da seiva para crescer e dar fruto; mas a videira também precisa dos ramos, porque o fruto não brota do tronco da árvore. Trata-se de uma necessidade recíproca, de um permanecer mútuo para dar fruto. Nós permanecemos em Jesus e Jesus permanece em nós. Antes de mais, precisamos d’Ele. O Senhor quer dizer-nos que antes de observarmos os seus mandamentos, antes das bem-aventuranças, antes das obras de misericórdia, é necessário estarmos unidos a Ele, permanecer n’Ele. Não podemos ser bons cristãos se não permanecermos em Jesus. Ao contrário, com Ele podemos tudo (cf. Fl 4, 13). Com Ele, podemos tudo. Mas também Jesus, como a videira dos ramos, precisa de nós. Talvez pareça ousado dizer isto, e então perguntemo-nos: em que sentido Jesus precisa de nós? Ele precisa do nosso testemunho. O fruto que, como ramos, devemos dar é o testemunho da nossa vida cristã. Depois de Jesus ter subido ao Pai, é tarefa dos discípulos — é a nossa tarefa — continuar a anunciar o Evangelho, com palavras e obras. E os discípulos — nós, discípulos de Jesus — fazemo-lo, dando testemunho do seu amor: o fruto a dar é o amor. Unidos a Cristo, recebemos os dons do Espírito Santo, e assim podemos fazer o bem ao próximo, fazer o bem à sociedade, à Igreja. A partir do fruto, reconhecemos a árvore. Uma vida verdadeiramente cristã dá testemunho de Cristo. E como podemos conseguir isto? Jesus diz-nos: «Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á feito» (v. 7). Também isto é ousado: a garantia de que o que pedirmos nos será dado. A fecundidade da nossa vida depende da oração. Podemos pedir para pensar como Ele, agir como Ele, ver o mundo e as coisas com o olhar de Jesus. E assim, amarmos os nossos irmãos e irmãs, começando pelos mais pobres e sofredores, como Ele fez, amando-os com o seu coração e trazendo ao mundo frutos de bondade, frutos de caridade, frutos de paz. Confiemo-nos à intercessão da Virgem Maria. Ela permaneceu sempre totalmente unida a Jesus e deu muito fruto. Que Ela nos ajude a permanecer em Cristo, no seu amor, na sua palavra, para testemunhar no mundo o Senhor Ressuscitado. (Papa Francisco, 2 de Maio de 2021)

segunda-feira, 24 de julho de 2017

SANTOS POPULARES


BEATA MARIA VICENTA CHÁVEZ OROZCO

Doroteia Chávez Orozco nasceu, no dia 6 de Fevereiro de 1867, em Cotija de la Paz, Michoacán, no México, uma terra de santos. Era filha de Luís Chávez e de Benigna de Jesus Orozco, uma família pobre, mas de uma fé muito profunda. Foi baptizada com dois meses e recebeu o nome de Doroteia, que significa “presente de Deus”.
Nos primeiros anos da sua vida trabalhou como pastora e, antes da Primeira Comunhão, ofereceram-lhe uma imagem do Menino Jesus, de porcelana, que seria seu companheiro por toda a vida. Todos os anos, a família deixava-lhe a tarefa de preparar o presépio para os festejos do Natal e muitos vizinhos vinham vê-lo, pois havia um encanto especial na forma como ela colocava as figuras, a cada ano de um modo diferente.
Após uma terrível inundação, a família ficou ainda mais pobre do que antes e o seu pai decidiu mudar-se para Cocula, Jalisco, Guadalajara, e passou a morar no bairro pobre dos imigrantes chamado ‘Mexicaltzingo’. Neste bairro, a umidade e a falta de alimentação fizeram Doroteia adoecer gravemente dos pulmões. Foi atendida no Hospital da Santíssima Trindade, da Congregação de São Vicente de Paulo. Era o ano 1892 e Doroteia tinha 24 anos.
As Filhas da Caridade tinham sido expulsas de Guadalajara no ano em que Doroteia nasceu. As asas brancas dos seus véus não eram vistas no Hospício Cabañas e nos Hospitais de Belém e de São Felipe. Mas, um grupo de senhoras católicas tinham providenciado a construção do pequeno Hospital da Santíssima Trindade, junto da igreja paroquial. E foi neste hospital que a Providência dispôs que Doroteia fosse internada e “por uma graça especial de Deus, no mesmo dia em que ingressei no hospital, concebi a ideia e tomei a resolução de consagrar-me ao serviço de Deus Nosso Senhor e Salvador na pessoa dos pobrezinhos doentes”, conforme escreveu a própria Doroteia.
Quando recebeu alta, foi a sua casa despedir-se dos seus familiares e voltou para ficar, definitivamente, ao serviço do Hospital. A partir de 19 de Julho de 1892, o hospital e os doentes tornaram-se seus pais e seus irmãos: Doroteia Chávez juntou-se às duas Irmãs Vicentinas que atendiam este centro de saúde.
Em 1896, a nova directora do hospital, Margarida Gómez, impôs, às religiosas que ali trabalhavam, um regulamento muito rigoroso e, por isso, as companheiras de Doroteia deixaram o hospital e ela ficou sozinha no grande edifício cheio de misérias. Naquela época, Doroteia estudava anatomia e outras matérias para dar um melhor atendimento aos doentes que acolhiam.
Então, com a ajuda do Cónego Miguel Cano Gutiérrez, no dia 15 de Agosto de 1910, Doroteia e outras seis postulantes emitiram os primeiros votos como ‘Servas da Santíssima Trindade e dos Pobres’. Ao professar, tomou o nome de Maria Vicenta de Santa Doroteia.
Naquele mesmo ano, fundaram um hospital, em Zapotlán el Grande. As erupções do vulcão de Colima foram o baptismo de sangue da obra, pois todo o povoado se converteu num hospital para atender e dar de comer, assistir e ajudar a morrer bem.
Em 1913, a Congregação foi formalizada. O primeiro capítulo-geral escolheu-a como Superiora-geral. Outro hospital foi fundado, em Lagos de Moreno e San Juan de los Lagos; e outros pequenos hospitais e asilos para anciãos foram aparecendo, porque a caridade de Nosso Senhor Jesus Cristo lhes pedia isso.
As guerras externas (perseguição callista) e as guerras internas (desejos de reforma da Congregação) resultaram na retirada do cargo à Madre Vicenta e ela foi enviada para Zapotlán. Em 1929, o novo capítulo-geral recolocou-a no cargo de Superiora-geral.
Entre doentes e mil pequenos serviços, a Madre Vicentita - como era conhecida - chegou à idade de 82 anos, tendo falecido no dia 29 de Julho de 1949.
A Madre Vicentita passou para a história pela sua grande bondade, doçura e caridade. Havia servido Aquele que, estando sozinho, doente e velho, pobre e desvalido, fora acolhido nos hospitais e asilos que o seu imenso amor a Ele havia construído.
Maria Vicenta de Santa Doroteia foi beatificada, pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de Novembro de 1997, em Roma. Na homilia da celebração – foram beatificadas outras pessoas – a propósito de Maria Vicenta, o Papa disse: “… Templo precioso da Santíssima Trindade foi a alma forte e humilde da nova beata mexicana, Maria Vicenta de Santa Doroteia Chávez Orozco. Animada pela caridade de Cristo, sempre vivo e presente na sua Igreja, consagrou-se ao Seu serviço na pessoa dos «pobrezinhos enfermos», como maternalmente chamava. Inúmeras dificuldades e contratempos modelaram o seu carácter enérgico, pois Deus quis que ela fosse simples, doce e obediente, tornando-a pedra angular do Instituto das Servas da Santíssima Trindade e dos Pobres, fundado pela nova beata na cidade de Guadalajara, para cuidar dos enfermos e dos idosos.
Virgem sensata e prudente, edificou a sua obra no fundamento de Cristo sofredor, curando com o bálsamo da caridade e com o remédio do conforto os corpos feridos e as almas aflitas dos predilectos de Cristo: os indigentes, os pobres e os necessitados.
O seu exemplo luminoso, entretecido de oração, de serviço ao próximo e de apostolado, prolonga-se hoje no testemunho das suas filhas e de tantas pessoas de coração nobre, que se empenham com desvelo para levar aos hospitais e às clínicas a Boa Nova do Evangelho…”

A memória litúrgica da Beata Maria Vicenta celebra-se no dia 29 de Julho.