PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO

“…fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo …” (cf. 1 Coríntios 12, 13)

A Igreja celebra a Solenidade do Pentecostes, memória da vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Esta força do alto, sabedoria de Deus e luz da alma e da consciência, renovou o coração destes homens que, do medo e do escondimento, passaram a testemunhar e a anunciar Jesus Cristo à luz do dia, sem medo e sem vergonha. O Espírito de Deus continua a renovar e a transfigurar as vidas daqueles que O acolhem, que se deixam moldar por Ele, que O testemunham como “Senhor que dá a vida”. Baptizados no fogo do amor de Deus, formamos um só corpo: a Igreja que, enviada por Jesus, testemunha no mundo o Amor, a Misericórdia, o Perdão, a Unidade, a Santidade, a Paz… No mundo devastado pela miséria moral e humana, pela violência e o rancor, pelo ódio e o egoísmo, pela ganância e a discórdia, é preciso abrir o coração ao sopro do espírito e rezar-Lhe para que renove a face da terra.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

EM DESTAQUE



- JOVENS EM FORMAÇÃO

INTERPELADOS PELO ESPÍRITO
- O DESAFIO DO TESTEMUNHO

No dia 27 de Março, os jovens do 10º ano de catequese, da Igreja Matriz, participaram - no Centro de Espiritualidade do Movimento Oásis, em Ermesinde - num encontro de preparação para o Crisma, com o lema: “Interpelados pelo Espírito – o desafio do testemunho”. Estiveram presentes cerca de 60 jovens, de várias paróquias, entre elas a Feira e Escapães. Foi um encontro muito enriquecedor. Os participantes reflectiram sobre a importância do Espírito Santos; reavivaram os seus compromissos de fé e sentiram-se mais abertos para caminhar em comunidade e com vontade de continuar a renovar a fé e vivê-la após a realização do crisma. 
De acordo com a sua experiência e a vivência do encontro, os jovens reconheceram que as actividades estavam bastante bem organizadas e foram muito pertinentes, não só a nível pessoal, mas também a nível do grupo. O encontro proporcionou-lhes uma forma de trabalhar diferente: tiveram oportunidade de trabalhar em grupo e de valorizar novas competências; aprender novos conceitos e reflectir a sua responsabilidade. Foram marcantes os testemunhos de pessoas (jovens e adultos) que vivem comprometidos com Jesus.
Do que mais gostaram, referem os momentos de oração, na Capela, porque transmitiram fé, serenidade e abriram o seu coração ao Amor de Deus e à força do Espírito Santo, fazendo-os perceber que têm de continuar a viver e a aprofundar a sua fé. 
Foi uma experiência maravilhosa que recomendam a todos.



- ENTRADA SOLENE DO NOVO BISPO DO PORTO:
  D. MANUEL DA SILVA RODRIGUES LINDA

Nomeado Bispo do Porto, pelo Papa Francisco, no dia 15 de Março, D. Manuel Linda foi, até ao momento, bispo das Forças Armadas e de Segurança. A sua entrada solene, na Diocese do Porto, será no próximo Domingo, às 16,00 horas, na Sé Catedral do Porto.
Apresentamos os nossos cumprimentos, a manifestação da nossa alegria e rezamos para que o Senhor, que o envia como nosso Pastor, lhe conceda coragem e fidelidade no seu novo ministério, à frente da nossa Diocese.