PALAVRA COM SENTIDO

PALAVRA COM SENTIDO “…José, filho de David, não temas…? (cf. Mateus 1, 20) Neste quarto e último domingo de Advento, o Evangelho (cf. Mt 1, 18-24) guia-nos rumo ao Natal através da experiência de São José, uma figura aparentemente secundária, mas em cuja atitude está encerrada toda a sabedoria cristã. Com João Baptista e Maria, ele é um dos personagens que a liturgia nos propõe para o tempo de Advento; e dos três, é o mais modesto. Alguém que não prega, não fala, mas procura cumprir a vontade de Deus; e fá-lo no estilo do Evangelho e das Bem-Aventuranças. Pensemos: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). E José é pobre porque vive do essencial, trabalha, vive do trabalho; é a pobreza típica daqueles que estão conscientes de que em tudo dependem de Deus e n’Ele depositam toda a sua confiança. A narração evangélica de hoje apresenta uma situação humanamente constrangedora e contrastante. José e Maria são noivos; ainda não vivem juntos, mas ela está grávida de um menino por obra de Deus. Perante esta surpresa, naturalmente José sente-se perturbado, mas em vez de reagir de maneira impulsiva e punitiva – segundo a tradição, dado que a lei o protegia – procura uma solução que respeite a dignidade e a integridade da sua amada Maria. O Evangelho diz assim: «José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente» (v. 19). Com efeito, José sabia bem que se tivesse denunciado a sua esposa, tê-la-ia exposto a graves consequências, até mesmo à morte. Tem plena confiança em Maria, que ele escolheu como sua esposa. Não entende, mas procura outra solução. Esta circunstância inexplicável leva-o a questionar o seu vínculo; por isso, com grande sofrimento, decide separar-se de Maria sem criar escândalo. Mas o Anjo do Senhor intervém para lhe dizer que a solução por ele imaginada não é a desejada por Deus. Aliás, o Senhor abriu-lhe um novo caminho, uma senda de união, de amor e de felicidade, dizendo-lhe: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que Ela concebeu é obra do Espírito Santo» (v. 20). Nesta altura, José confia totalmente em Deus, obedece às palavras do Anjo e recebe Maria. Foi precisamente esta confiança inabalável em Deus que lhe permitiu aceitar uma situação humanamente difícil e, em certo sentido, incompreensível. Na fé, José compreende que o menino gerado no ventre de Maria não é seu filho, mas o Filho de Deus, e ele, José, será o seu guardião, assumindo plenamente a sua paternidade terrena. O exemplo deste homem, manso e sábio, exorta-nos a elevar o olhar e a impeli-lo mais além. Trata-se de recuperar a surpreendente lógica de Deus que, longe de pequenos ou grandes cálculos, é feita de abertura a novos horizontes, a Cristo e à sua Palavra. A Virgem Maria e o seu casto esposo José nos ajudem a pôr-nos à escuta de Jesus que vem e que pede para ser acolhido nos nossos projetos e nas nossas escolhas. (cf. Papa Francisco, na Oração do Angelus, na Praça de São Pedro, Roma, no dia 22 de Dezembro de 2019)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Papa pede moralização da vida pública


O Papa alertou hoje, dia 21 de Janeiro, no Vaticano, para uma crise moral que atinge as “estruturas que estão na base da convivência” civil, considerando que as mesmas se encontram ameaçadas. “O nosso mundo, com todas as suas novas esperanças e possibilidades, é atravessado, ao mesmo tempo, pela impressão de que o consenso moral diminui e, como consequência, as estruturas que estão na base da convivência já não conseguem funcionar de modo pleno”, disse.

Falando perante responsáveis da polícia de Roma - num momento em que a Itália atravessa uma crise política - o Papa pediu que “a sociedade e as instituições públicas reencontrem a sua «alma», as suas raízes espirituais e morais”.
Bento XVI reafirmou preocupações face ao subjectivismo e à privatização da religião na sociedade, criticando “uma visão redutora da consciência” que faz com que “cada um tenha a sua própria verdade, a sua própria moral”.
“A consequência mais evidente é que a razão e a moral tendem a ser confinadas para o âmbito do sujeito, do privado: a fé, com os seus valores e os seus comportamentos, não tem direito a um lugar na vida pública e civil”, referiu.
Para o Papa, a sociedade que dá “grande importância ao pluralismo e à tolerância” é a mesma na qual “a religião tende a ser progressivamente marginalizada e considerada sem relevância, de certa forma estranha ao mundo civil”.
Sobre Roma, “cidade eterna”, Bento XVI disse que as “profundas mudanças” que atravessa podem gerar “sentimentos de insegurança, devidos, em primeiro lugar, à precariedade social e económica”.
Em conclusão, o Papa declarou que a Igreja não vai deixar de “oferecer o seu próprio contributo para a promoção do bem comum”. ( in, Agência Ecclesia )